Smartphones nas escolas: tempo de agir?
- IKIGAI - Equilíbrio Digital
- 30 de abr.
- 1 min de leitura
No mais recente episódio do Perguntar Não Ofende, o foco recai novamente sobre os efeitos dos smartphones no ambiente escolar e no desenvolvimento infantojuvenil. A discussão parte de dados recentes e preocupantes — como o facto de os jovens passarem, em média, o equivalente a dois meses por ano diante dos ecrãs — para refletir sobre o impacto da dependência digital, a diminuição do contacto social direto e as ligações com sintomas de ansiedade, depressão e baixa autoestima. O debate é especialmente pertinente no contexto atual, impulsionado pela série britânica Adolescência e pelo ressurgimento da discussão política em Portugal sobre restringir o uso de telemóveis nas escolas. Participam da conversa Matilde Sobral e Mariana Reis, criadoras do projeto Mirabilis, e Augusto Carreira, especialista reconhecido em pedopsiquiatria. Juntos, sublinham a urgência de medidas que permitam às crianças recuperar tempo genuíno para crescer, brincar e vivenciar emoções no mundo real.
Ouve o episódio completo nos links a seguir: https://podcasts.apple.com/pt/podcast/mariana-reis-matilde-sobral-e-augusto-carreira-adolesc%C3%AAncia/id1374367269?i=1000705502312

コメント